A Montagem das ampulhetas foi uma atividade
realizada pelos alunos das 5ª Séries A e B, da Escola Estadual Profº Maria
Audenir de Carvalho, orientados pela professora de História Vânia Martins dos
Santos. A mesma faz parte da Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
“Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da História”.
A atividade tem como objetivos que o aluno possa aprender a trabalhar em grupo
e reconhecer diferentes formas de marcar o tempo. Além da montagem da
ampulheta com garrafa pet, os alunos realizaram uma pesquisa sobre a história e
a utilidade da mesma.
" Um
dos diversos instrumentos que o homem concebeu para medir o tempo foi à
ampulheta. Também conhecido por relógio de areia, a sua invenção é atribuída a
um monge de Chartres, de nome Luitprand que viveu no século VIII. No entanto as
primeiras referências deste tipo de objeto aparecem apenas no século XIV.
É
formada por dois cones ocos de vidro, unidos pelo gargalo, de modo a deixar
passar a areia de um para outro num determinado intervalo de tempo, através de
um orifício. Para proteger o conjunto era usada uma armação de madeira ou
latão. Mais tarde as ampulhetas foram feitas de uma só peça de vidro com um
orifício para passagem da areia.
Eram
frequentemente utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora),
em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais,
para contar o tempo despendido numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo,
esta prática era comum em algumas casas comerciais)."
Fonte:http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/a_ampulheta.htm
é necessário os seguintes materiais:
– 2 garrafas plásticas de refrigerantes (600
ml) ou água (500 ml) bem limpas e secas
(uma delas com tampa).
– Sal, areia fina ou farinha fina de mesa
(farinha
de trigo ou mandioca).
– Fita adesiva.
Para montar é só:
– Encha uma das garrafas com areia, sal ou
farinha de mesa.
– Tampe a garrafa e faça um pequeno
furo na tampa.
– Cole uma garrafa na outra pelo gargalo.
– Ponha a garrafa cheia de areia virada para
baixo e espere.
Para
usa-la:
– Vire a ampulheta
para marcar o tempo
da atividade que
está sendo realizada.
– Registre quantas
vezes, durante a atividade,
a areia da
ampulheta passou para a garrafa de baixo.
Ciência
Hoje na Escola: Tempo e Espaço. vol. 7. Rio de
Janeiro: Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência,
1999. p. 18.
Fotos tiradas por Tereza , mediadora da escola Maria Audenir de Carvalho.








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